segunda-feira, abril 30, 2007

Análise » Benfica - Sporting (1-1)

O derby lisboeta, e o único grande derby deste país entre os 2 maiores clubes de Portugal, por muito que doa a algumas pessoas afectas a clubes regionais, foi um jogo agradável mas em termos de resultado, apenas agradou a outros. Mais uma vez o Benfica entra a perder o jogo, ao invés do que tinha acontecido na 1ª volta onde Ricardo Rocha tinha marcado logo no início desta vez foi o Sporting através de Liedson a inaugurar o marcador praticamente no 1ª lance do jogo.
O conjunto Sportinguista, dominou o encontro nos primeiros 20 minutos de jogo, estando o Benfica praticamente sem reacção e sem produtividade. Até que a meio da 1ª parte o conjunto encarnado começou a acertar e construir os lances com mais clarividência. Após um remate de Katsouranis, que Ricardo defendeu, na sobra Miccoli domina a bola e remata na perfeição para o fundo da baliza, fazendo o empate. Mais uma vez denotou-se claramente neste jogo que a equipa encarnada está a todos os níveis a baixar cada vez mais. A ausência de Simão cavou ainda mais essa incapacidade e a prolongada não contribuição de Luisão continua a ser ponto forte para as grandes falhas defensivas.
Um treinador que continua a desculpar-se pela enormidade de erros cometidos nesta época e que não é capaz de construir uma estratégia que seja suficiente para estancar as investidas iniciais dos adversários. Este Benfica está a cair de morto, e os adeptos só anseiam para que a época acabe depressa e ainda com algumas esperanças que Fernando Santos parta para outras paragens.
Mas este campeonato português, apenas me faz gostar cada vez mais e quase exclusivamente da Premier League. Os treinadores tem medo de assumir riscos. É ridículo ver uma equipa que queria ganhar para lutar pelo título, colocar um central perto do final do jogo.
Pedro Henriques ainda é para mim o melhor árbitro português actualmente, errou apenas na não expulsão de Caneira aos 8 minutos, que podia ter dado uma história diferente ao desenrolar da partida. De resto, esteve bem, pois na falta em que se pedia a acumulação de cartões a Caneira, fiquei com a sensação que não existiu falta sobre Karagounis, e sendo assim o erro foi a marcação da mesma.

A haver um vencedor apenas podia ser o Benfica... acho piada às declarações do Paulo Bento e da lagartada que acha que foram superiores. Recordam-se de alguma defesa do Quim ou de um remate perigoso do Sporting??!!? Eu não...


Análise Individual
Quim - Não teve muito trabalho, quando sofreu o golo ainda devia estar a ajeitar as luvas.
Nélson - fez um centro excelente para a cabeça de Miccoli, quando já esperava um cruzamento para a fila J do 1º anel, sector 25. E foi tudo de positivo...
Leo - um dos melhores em campo, excelente a defender e na ajuda ao ataque. Um dos poucos jogadores de categoria neste plantel.
Anderson - para meu espanto, ontem o central esteve bem. Cortou diversas bolas e nunca comprometeu.
David Luiz - sempre muito raçudo e impetuoso. Actuação positiva, apenas com alguns cortes imperfeitos.
Petit - espantosa exibição para quem está tão desgastado e ainda por cima pelo tempo que jogou com uma pequena lesão.
Katsouranis - a sua actual lentidão em todos os processos de articulação de jogadas ou cortes já começam a colocar sérias dúvidas na categoria que já patenteou.
Karagounis - boa exibição do grego, o jogador que porventura mais faltas sofreu no jogo. Não esteve espectacular como já conseguiu em outras ocasiões, mas foi um dos sinais mais neste jogo.
Rui Costa - o maestro não orquestrou praticamente nada, pouco interventivo, comparando ao que lhe é habitual durante o tempo em que costuma ter pernas, e com alguns passes errados.
Nuno Gomes - estou a pensar... o que poderei escrever sobre ele... ah, foi o capitão na ausência do Simão... devia ser pesada a braçadeira!!!
Miccoli - o bombardeiro foi para mim o melhor jogador em campo e só não resolveu o jogo por alguma falta de sorte. Muito irrequieto, marcou o golo do empate e teve mais algumas boas oportunidades, uma cabeçada que Ricardo conseguiu defender espectacularmente e uma desviada por um jogador do Sporting. Acho que o central do Sporting, o tal que envergava a pesada braçadeira de capitão atrapalhou um bocado....
Manu - Entrou para o lugar da Floribella, tentou colocar o seu repentismo e velocidade em campo, mas sem grandes consequências.
Mantorras - não foi o talismã que se desejava, mas a sua entrada também foi tardia...


Fernando Santos - "vamos trabalhar, vamos ver... " "as bolas não entram...."..." vamos acreditar"...
Já repararam como o Fernandinho balança nas flash-interview, como se estivesse em pleno canto alentejano? O que a malta gostava mesmo, era um balanço suficiente para saltares dali para fora...

Uma palavra para os incidentes antes do jogo da claque do Benfica com a polícia. Os actos são obviamente reprováveis... mas tenho informações suficientes de dentro para saber que não foram puro vandalismo ou apenas por um ódio infundado. A reacção da claque do Benfica contra a polícia, teve origem nos incidentes que aconteceram no 2ª jogo da final do campeonato de hockey na luz contra o Porto, em que a mesma polícia carregou( mais uma vez) sobre a claque do Benfica sem nada que o justifica-se. Estes mesmos polícias são aqueles que ficaram impávidos e inoperantes em relação à claque tripeira, no jogo em que feriram várias pessoas e onde passaram o jogo todo a lançar petardos. Atitudes destas diferenciadas, obviamente que alimentam ódios e reacções em jovens que tem se vêem como únicos "sacos de pancada".

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostava de deixar a ressalva que o "centro excelente para a cabeça de Miccoli" do Nélson só teve tal destino porque a bola desviou nas costas de um defesa do Sporting (vísivel na repetição da câmara junto ao relvado). Senão, teria tido o mesmo previsível caminho de sempre: os apanha-bolas (sejam os que estão atrás da baliza ou os que estão na bancada).

10:03 da tarde, abril 30, 2007  
Anonymous Anónimo said...

Gostei deste blog! Parabens! Convido toda a gente a visitar e, se possível, a divulgar o meu:
WWW.ROLA-BOLA.BLOGSPOT.COM (blog com entrevistas, estatísticas, dados históricos)
Todas as cores são bem-vindas, espero que se torne um leitor assíduo!
Um abraço

6:16 da tarde, maio 01, 2007  
Blogger BobDealer said...

Por acaso, até me dei conta na repetição do lance nesse pormenor do desvio de bola... Mas aquando da análise, tal situação não me veio à memória... O Nélson é daqueles jogadores perigosos quando se joga em estádios pequenos... os seus cruzamentos causam sempre perigo às viaturas estacionadas lá fora...

11:41 da manhã, maio 02, 2007  

Enviar um comentário

<< Home