sexta-feira, abril 13, 2007

Análise » Benfica - Espanhol (0-0)

Acabou definitivamente a época. Resta o orgulho de alguns para tentar lutar com as restantes forças em prol de manter o 2º lugar que dá entrada directa para a liga dos campeões. O que mais temia, inevitavelmente aconteceu. Tivemos um treinador que chumbou redondamente na gestão de um plantel e não posso deixar de culpar a direcção pelo mau reforço da equipa em Janeiro. Quem percebe minimamente de futebol, já tinha tido à muito tempo a percepção que o crash físico da equipa ia surgir a qualquer momento, numa 1ª fase começando a notar-se em alguns jogadores e até que o alastrar do desgaste começa-se a ter resultados visíveis em toda a equipa. Um treinador que constrói uma equipa apenas com base em 15 jogadores, só com as personagens da Marvel é que podia ter sucesso. Estou curioso para ver os próximos episódios e a deslocação à Madeira e a recepção ao Sporting provavelmente vão trazer mais desabafos vindos de dentro da equipa. Não tenho confiança nenhuma neste treinador e estou quase certo que o 3º lugar nos estará destinado. E mais, ou muito me engano ou a época em branco vai colocar outro problema à equipa, que é a pouca vontade de alguns em ficarem. Os grandes jogadores querem estar nas equipas que vencem e não naquelas que apenas ficam pelo "quase lá".
Quanto ao jogo de ontem, não tenho muita vontade de o comentar, pois os erros são sempre os mesmos de há 2/3 semanas para cá. Podem queixar-se alguns agora de falta de sorte pelas bolas no poste, amo o meu clube e assim será sempre, mas sou justo e sorte foi não ter sido marcado 2 penaltys contra nós. Queixamo-nos nós do golo anulado ao Nuno Gomes com o Beira-Mar e não somos capazes de admitir que ontem aconteceu a mesma coisa num lance em que daria penalty contra nós? Antes de nós, já eles tinham mandado a bola ao poste. E Leo faz mesmo penalty. Podemos também queixar-nos da azelhice da Floribella que com a baliza toda aberta consegue mandar a bola justamente para onde estava o guarda redes e nem sequer entendo, e para quem joga ou já jogou à bola poderá rever, como é que num lance daqueles se remata com o pé esquerdo. Podemos ter dominado o jogo durante mais tempo, mas eles foram muito mais organizados que nós. Ainda não consigo perceber porque é que continuam com chutões para o ataque quando temos 2 jogadores na frente que não tem características para ganhar bolas de cabeça, um por ter baixa estatura e outro que nem se dá ao trabalho de discutir os lances com a garra que se é exigida a qualquer profissional de futebol. Outra situação marcante nesta fase da época, não explica tudo mas que é indiscutível que pesou bastante, foi a ausência de Luisão nesta fase tão importante. No jogo de ontem não tanto, mas as falhas daquele que o substituiu, o lastimável Anderson, em Barcelona, contra o Porto e Beira-Mar, provavelmente jamais teriam acontecido com o nosso gigante. Nélson, num ano passou de um lateral prometedor, ao ponto de se desejar a sua naturalização e tendo mesmo sido convocado por Scolari numa altura em que dava sinais de ser um excelente jogador com grande futuro, a ser um jogador que actualmente nem o banco merece.
Estava a pensar ir na 2ª feira á Luz, ver o jogo com o Braga, mas ontem perdi praticamente todo o entusiasmo...pode ser que ainda mude de ideias... o Benfica merece, o treinador é que não, e provavelmente o jogo com o bracarenses vai ter umas bancadas bastante despidas.

Análise individual

Quim - gostava de ver as mãos do guarda-redes do Benfica, pois às vezes fico com a sensação que não tem dedos. Teima em socar bolas quando podia perfeitamente agarrá-las. Não teve muito trabalho ontem.
Nélson - para meu espanto ainda continua a conseguir realizar exibições ainda mais fracas que as anteriores. Mais uma vez, o lance de maior perigo do Espanhol com o remate de Pandiani ao poste, é feito na sua zona.
Anderson - ontem não teve muito trabalho e assim não pode brilhar na azelhice.
David Luiz - o puto promete, pois ainda tem muita margem de progressão. Denota um categoria já muito superior ao actual companheiro de posição.
Leo - voltou nos últimos tempos à regularidade que o caracteriza. Só não faz mais porque está esgotado.
Petit - exibição pálida do nosso 6. Há melhor espelho que Petit para demonstrar como é que este treinador dizimou a equipa fisicamente? Já viram alguma vez o PitBull não ter pernas daquela maneira? Ontem foi vê-lo mais que uma vez no final do jogo sem forças para correr ou sequer para dominar a bola.
Karagounis - não jogou mal, mas é apenas mais um exemplo da incapacidade física na equipa.
Rui Costa - o nosso maestro foi obrigado ontem a fazer os 90 minutos, ainda assim, apesar de esgotado foi dos melhores na recta final do jogo. Acabou o jogo sem forças mas deu tudo pela equipa. Teve um espectacular remate ao poste num livre, e ontem ele era um dos poucos que merecia que tivesse entrado.
Simão - muito mais discreto do que é habitual. E porquê? Porque o capitão não teve pernas para aguentar a 2ª parte... é só mais um caso, e o que mais tem razões para isso, pois nos primeiros sinais de desgaste na equipa, foi ele quem levou a equipa às costas, mas era um fardo já muito pesado para o nosso Super-capitão. A Floribella tirou-lhe o golo dos pés.
Miccoli - o italiano foi mais um que não conseguiu evidenciar a classe que detém. Ainda assim teve um excelente remate ao poste e um passe soberbo para Simão já dentro da área.
Nuno Gomes - como é possível falhar aquele golo???!?? Ainda hoje não consigo perceber como é possível, mesmo para a Floribella. Como é que Nulo Gomes que é destro, remata com o esquerdo? Não tenho pachorra para o jogador mais sobrevalorizado de sempre neste clube. Ontem esgotei todo o vernáculo possível na adjectificação ao "Bandeletes" após aquele falhanço inacreditável.
Mantorras- o angolano entrou com a vontade que lhe é característica, mas não teve feliz. Se o mais humilde dos nosso jogadores perdeu a paciência com o treinador, então que se prepare para o que ainda virá.
Katsouranis - Entrou para o lugar do compatriota que estava esgotado, mas o grego também não veio trazer nada de novo à equipa quando se justificava muito mais uma entrada de um jogador como Miguelito para jogador na ala.
Derlei - é como um filho de Fernando Santos. Feio, estúpido e sem qualidade.

Fernando Santos - não tenho mais nada a acrescentar. Só peço que tenha a dignidade de deixar o clube no final da época.