terça-feira, abril 17, 2007

Análise » Benfica - Sp.Braga (0-0)

Excelente resposta da equipa do Benfica ao que eu já tinha vaticinado. A equipa conseguiu arrumar de uma vez por todas com a esperança na última competição que restava, deixando assim os adeptos mais descansados até ao final da época. Uma vergonha, o meu Benfica não é um clube de 2ª e que jamais aceitarei uma época a lutar por um 2º lugar. É ridículo e desprestigiante para a grandeza do clube. Infelizmente esta direcção contratou um treinador que logo no início deixou desagradados muitos adeptos, principalmente os que percebem minimamente de futebol. Para ser treinador do Glorioso, ser benfiquista pode ser importante, mas não é tudo, mais importante que isso é ter classe e competência.
Tal como tinha anunciado na última análise, já esperava pelo 3º lugar mais cedo ou mais tarde. Para mim esta época acabou há uma semana, apenas terá interesse o jogo com o Sporting pela dignidade e pela discussão saudável com os amigos "verdes".
Quanto ao jogo, penso que até ao final da época o Benfica não deveria jogar mais a 1ª parte... Exibições pobres e desarticuladas. Apenas as segundas partes tem tido melhores prestações, mas ainda assim sem produtividade.
Destaco alguns jogadores na equipa pela tentativa e esforço de poder dar algo mais aos adeptos que não deixam de apoiar a equipa. São eles David Luiz, excelente exibição e o melhor em índices físicos. Já não há dúvidas, com a margem de progressão que ainda tem, o central brasileiro já é uma certeza. A destacar ainda Karagounis que apesar de desaparecer durante algumas fases, foi talvez o que mais merece-se ontem a vitória. Simão está ainda a bom nível e é para variar o mais perigoso dos avançados, mas a capacidade finalizadora é que está em baixo. Dos restantes não tenho nada de especial para dizer, excepto de Manú que ontem entrou a 5 minutos do final mas a tempo de demonstrar que merecia jogar mais. É um jogador que admiro bastante.
Não queria deixar de mencionar a minha tristeza também pela mentalidade do nosso futebol. Esperava mais do "Bicho" como jovem treinador. Esperava que torna-se o Braga uma equipa mais atacante, e fosse de encontro ao que tinha prometido, ou seja, tentar ganhar o jogo para não deixar fugir o Belenenses. Mas não foi isso que aconteceu, excepto nos primeiros 15 minutos. O Braga ainda na 1ª parte, e em especial Paulo Santos começou a entrar no anti-jogo com demoras sucessivas na marcação de bolas paradas. É difícil de aceitar ao adepto que vai ao estádio para ver um espectáculo de futebol, ver jogadores constantemente no chão que recuperam milagrosamente quando saem das 4 linhas ou quando assim lhes dá jeito ainda dentro de relvado. Depois acabam por pagar os justos pelos pecadores, e alguns estão mesmo lesionados, mas o descrédito já assim não o aceita nem acredita. É por isso que a liga inglesa é melhor campeonato do mundo. Incrível a entrada de Diego sobre Petit que passou incólume, seria sem dúvida cartão bastante vermelho...

Análise individual

Quim - perdi toda a confiança que tinha nele. Apesar de tudo esteve bem logo no início ao defender um remate forte e colocado. Mas está muito descoordenado nos cruzamentos e nas saídas que deveria fazer e que não faz.
Nélson - contei pelo menos 3 perdas de bola que originaram contra ataques perigosos. Nada de surpreendente num dos piores jogadores da equipa.
David Luiz - um dos melhores em campo. O melhor defesa da actual equipa. Ainda tem forças para levar bolas para a frente no pé e tabelar com os colegas e tentando mesmo o passe em desmarcação. Uma das poucas coisas positivas que nos aconteceu esta época.
Anderson - sem muito trabalho de área, não teve oportunidade para fazer asneira
Leo - Se estava em dúvida porque não Miguelito? Leo não está numa forma que se possa dizer que é indiscutível. Saiu ao intervalo sem surpresas.
Petit - ainda tentou dar algo mais substancial à equipa, mas está em quebra física evidente.
Katsouranis - onde está o grego da 1ª volta? Teve uma boa oportunidade de cabeça num canto as falhou o alvo, E foi quase tudo. Acabou o jogo a central.
Karagounis - talvez o melhor jogador em campo. Correu bastante conforme as suas forças podiam e teve 2 das melhores oportunidades da equipa, uma 1ª num remate de longe defendido para canto e na 2ª numa excelente jogada individual em que passou por vários adversários dentro da área e acertou depois na barra.
Rui Costa - ontem não trouxe nada de positivo à equipa, e teve vários passes falhados. Não foi o Maestro habitual, longe disso...
Simão - o mais perigoso avançado da equipa, aparecendo sempre nos flancos e colocando a cabeça em água da defesa bracarense. Podia ter marcado mais que uma vez, quer nas diagonais, quer de livre directo.
Nuno Gomes - mais um jogo reles da Floribela. Um jogo à Nulo Gomes.
Mantorras - entrou ao intervalo, e logo no início mostrou a garra que o caracteriza mas teve infeliz a finalizar, principalmente na assistência de Simão, onde o angolano tinha tudo para marcar.
Derlei - a nódoa entrou e mais uma vez ficou em branco... e pouco ou nada fez
Manu - no pouco tempo que esteve em campo esteve bastante activo no flanco direito, criando bastante perigo com a sua velocidade e colocando bolas na área.

Fernando Santos - faz um favor, e demite-te no final da época... a malta agradece. Treinadores perdedores não são para este clube.