terça-feira, fevereiro 27, 2007

Análise » Benfica - Paços Ferreira (3-1)

Mais uma vitória na Luz, e se ñ fosse o "amaldiçoado" Benfica-Boavista, tinha sido uma limpeza até agora no campeonato nos jogos disputados na Catedral e estaríamos a 2 pontos do líder. Mais uma boa exibição do Benfica no seu conjunto trabalhando como uma equipa, e aqui há q dar mérito ao Fernandinho na maneira como tem conseguido motivar o plantel o que tem elevado também a força anímica dos jogadores que normalmente entram muito fortes nos jogos em casa.
A equipa do Paços de Ferreira que até tem realizado um campeonato interessante, a par com o Benfica são as únicas equipas que ainda ñ conheceram o sabor da derrota em casa (aquele golo sofrido no último minuto na Mata Real...na 1ª volta...), só consegui respirar do sufoco do futebol ofensivo da equipa encarnada que resultou em 2 golos(Simão, Nuno Gomes), quando o ex benfiquista Geraldo teve um pormenor soberbo num remate longe da baliza que testou a atenção do Quim, que desviou para canto acabando por vir a resultar no golo do Paços(Fahel) praticamente no último lance da 1ª parte. Balanceados moralmente pelo golo a equipa de José Mota voltou a entrar a pressionar na 2ª parte tendo tido boas oportunidades para empatar o jogo, principalmente num lance de João Paulo (precedido de falta no meio campo ñ assinalada)... Nesse momento de desnorte da equipa benfiquista em todo o seu conjunto, a equipa do Paços ainda acreditou que era possível chegar à igualdade, mas felizmente as oportunidades goradas acabaram por ter um efeito de alerta na equipa do Benfica que conseguiu reagir e tomar novamente conta do jogo e chegado com naturalidade à ampliação da vantagem mais uma vez por Simão.
Fica a nota para uma exibição completamente despersonalizada do árbitro Paulo Paraty que teve uma atitude completamente distinta da 1ª para a 2ª parte. Após ter mostrado muito bem cartões amarelos na 1ª parte por faltas sucessivas dos jogadores do Paços que ñ conseguiam parar Simão e Karagounis, teve uma atitude completamente diferente na 2ª onde perdoou 3 expulsões a jogadores Pacences, sendo o capitão Paulo Sousa mais que uma vez perdoada uma ida para os balneários mais cedo. Por consequência, Luisão e Katsouranis acabaram por levar cartões por protestos em alguns lances.
Vamos ver como vai ser o comportamento da equipa e como vai Fernando Santos colmatar a ausência do patrão Luisão no próximo jogo na Vila das Aves.

Análise individual:
Quim - mais uma boa exibição do guarda redes totalista do plantel. Sem culpas no golo e com uma excelente intervenção na 2ª parte a remate de João Paulo onde mostrou enorme presença entre os postes. Tem dado muita confiança à equipa, sempre que é necessário, Quim tem respondido á altura.
Nélson - mais uma exibição pouco conseguida, mas ainda assim com uns ligeiros furos acima das anteriores prestações dado que esteve melhor a defender e acabou por controlar o perigoso Cristiano com a ajuda do Luisão. Tem continuado com arrancadas infrutíferas pelo flanco que resultam ou em perdas de bola ou em cruzamentos disparatados. A falta por vezes de um jogador rotinado ao flanco direito que apareça de vez em quando para dar apoio também ñ o tem ajudado nos lances de ataque.
Anderson - mais uma boa exibição do central brasileiro, discreto mas eficaz. Sem falhas e controlando sempre muito bem os adversários não dando grandes asas para avanços pela sua zona. Está a subir de forma com a titularidade.
Luisão - não esteve tão bem como nos últimos jogos e estando mesmo ligado no golo do Paços ao perder o lance para o central Luiz Carlos. Apesar de tudo teve cortes providenciais na 2ª parte de cabeça, mas quase que borrava a pintura ao deixar Edson sozinho num cruzamento que felizmente o angolano não aproveitou, apesar de ter pouca cobertura no lance por parte dos colegas. Levou um cartão amarelo por protestos que o impedirá de jogar o próximo jogo. Esperemos que a sua enorme presença e excelente forma não faça falta. Sempre poderá descansar um pouco.
Leo - ontem esteve mais discreto que o habitual, mais uma vez a falta de Simão no flanco se fez sentir com quem revela um entendimento perfeito. Não conseguiu fazer o corte necessário no lance do golo sobrando para Fahel que ñ perdoou, mas era complicado já que a bola veio muito "à queima". Sempre muito certinho a defender como é hábito.
Petit - a bitola habitual do nº 6 que está em excelente forma e que tem muita importância em todo o jogo da equipa. Menos faltoso do que em outras alturas, Petit tem revelado que se pode sempre melhorar tecnicamente independentemente da idade e o centro campista do Benfica tem estado excepcional tacticamente. Continua assim...
Katsouranis - já revelou melhores índices físicos do que nos últimos jogos, mas que acabaram por se esgotar nos últimos 20 minutos onde já revelava mais uma vez uma fraca condição física. Foi-lhe perdoado um cartão amarelo na 1ª parte por uma falta dura. Não esteve tão interventivo nos lances de bola parada e nas finalizações como em outros jogos mas esteve melhor na construção e até no último passe fazendo algumas desmarcações como se fosse um 10.
Karagounis - uma das melhores exibições do grego ao serviço do Benfica tal como no jogo com o Boavista. No início foi o jogador mais em destaque entre os 22 em campo. pegando na bola, distribuindo, furando, sacando faltas e cartões amarelos ao adversário. Sofre a falta no livre que dá o 1º golo e após uma excelente jogada no lado esquerdo deixando o defesa pacense com a cabeça à roda cruza milimetricamente para a desmarcação e golpe de cabeça de Nuno Gomes no 2º golo. Caiu um pouco na 2ª parte, mas esteve sempre muito interventivo no jogo quer a atacar, quer a defender. Ao contrário do último jogo em Bucareste, conseguiu ser o jogador do lado esquerdo do losango e em excelente plano, sendo para mim o melhor em campo e com a merecida vénia com aplausos de pé da bancada quando saiu para a ovação aos 83 minutos quando já estava bastante desgastado.
Simão - quando um jogador marca 2 golos num jogo já é mais que suficiente para nota positiva, e quando um extremo polivalente que não é um ponta de lança consegue chegar ao topo dos melhores marcadores já revela que que é um jogador de grande qualidade. Mas o nosso Capitão é ainda muito mais que isso, é um jogador que faz jogar e que não sabe jogar mal. Eu não me recordo de um jogo onde possa dizer que o Simão jogou mal, se excluirmos os jogos em que voltava de lesões( e mesmo assim)... E se o nosso franzino capitão leva porrada durante os jogos!!!... mas aguenta sempre de pé. É um jogador fantástico do clube que não merece menos distinções que outras glórias no passado lhe foram reconhecidas e endereçadas por esta Gloriosa distinção. É ainda uma bofetada de luva branca naqueles que disseram no início quando se gorou a hipótese de se ter transferido para o estrangeiro que o capitão não ia jogar com a mesma dedicação. Muito pelo contrário, cada vez mais, além de ser um jogador de grande talento, mostra muita raça, liderança e um enorme prazer por jogar no seu clube.
Miccoli - o pequeno bombardeiro italiano é mais um daqueles jogadores que quando está em boas condições físicas não sabe jogar mal. Uma exibição principalmente para a equipa revelando um grande talento colocado em prol da equipa. Nunca desiste dos lances e disso é a prova na assistência no 3º golo, onde num gesto técnico magnífico, penso que tenta o golo e acaba por fazer uma assistência soberba para Simão. Tentou ainda na 1ª parte deixar em campo também a sua imagem de marca tentando o "Cuppino" que quase resultou em mais um fantástico momento de futebol proporcionado pela genial pequeno italiano. Não marcou, mas deu muito trabalho aos adversários e fez jogar a equipa também.
Nuno Gomes - finalmente o golo tão esperado. Como um jogo no banco para alguns jogadores é importante. Não que se coloque a dedicação e profissionalismo do ponta de lança, mas serve muitas vezes como tónico para ultrapassar dificuldades. Não se pode dizer que fez um jogo brilhante no resto do jogo, mas esteve suficientemente razoável dando muito trabalho à defesa contrária e tentando até o golo em remate de 1ª, o que lhe é raro. Tem é q ser mais lesto nos lances perto da área para que os adversários não ganhem a bola por antecipação. Mas nas tabelas com os companheiros esteve quase sempre bem. O gesto técnico no golo é excelente e é isso que esperamos que aconteça mais vezes, de preferência jornada após a jornada.
Suplentes - Derlei entrou aos 83´ e os restantes Paulo Jorge e João Coimbra aos 92´... insuficientes para mostrar serviço...

Fernando Santos - nota positiva pela forma como planeou o assalto à baliza contrária e motivou a equipa para um futebol extremamente ofensivo e muito forte nos primeiros 30 minutos de jogo. A nota negativa vai pela enésima vez pelas substituições ridículas após os 90 minutos. Faz a 1ª substituição aos 83 minutos quando mais uma vez os jogadores estavam mais uma vez esgotados, isto após a equipa já ter chegado à vantagem confortável aos 66 minutos. Katsouranis esgotado mais uma vez e acaba por não ser substituído mais uma vez justificando pela forte presença aérea do centro campista. Mas qual jogo aéreo???!?? O João Coimbra é que deve estar a estabelecer um record por mais uma vez ter entrado aos 92 minutos de jogo. É preciso dar ritmo aos menos utilizados para que respondam melhor quando os titulares não podem dar o contributo por lesões ou por castigos. E não é com substituições destas que o vão conseguir nem os titulares descansarem quando saem à beira do fim... Já é super-irritante.