terça-feira, dezembro 04, 2007

Análise » Benfica - Porto (0-1)

Há jogos que não dão muito gozo analisar e escrever. Este é um deles. Mais uma vez num momento decisivo a equipa claudica. Mais um mau começo que durou a 1ª parte inteira, sofrendo o golo já perto do intervalo, quando eu já pedia apenas que chegássemos ao intervalo empatados a zero. O adversário não fez um grande jogo, mas jogou bem mais e o suficiente para controlar toda a 1ª parte e conseguir suficientes oportunidades de perigo para chegar à vantagem. Quando assim é, e quando um clássico como este não tem qualquer caso, então há que apenas dar os parabéns ao adversário pela vitória justa e merecida. A equipa reagiu na 2ª parte e conseguiu encostar o Porto no seu meio campo, mas as jogadas eram de tal maneira atabalhoadas que cedo vaticinei que o resultado não se iria alterar até ao final. Não posso deixar passar em claro a ineficácia e falta de classe de Nuno Gomes. As suas perdidas podiam claramente dar outra história ao encontro, mas apenas demonstrou mais uma vez aquilo que sabe, que é pouco ou quase nada…
Agora há que acreditar que a equipa recupera a força anímica e vença na Ucrânia, que poderia ser um excelente tónico para recuperar a grande perda deste fim de semana.

Análise individual
Quim (6)– excelente defesa e concentração ao sair aos pés de Lisandro. Não tem qualquer hipótese no golo sofrido
Luis Filipe (6) – exibição intermitente, algumas falhas no passe, mas ajudou bastante no ataque com cruzamentos perigosos
Luisão (6) – implacável no jogo aéreo e geralmente concentrado
David Luiz (6) – esteve menos implacável e fica a sensação que podia ter feito mais qualquer coisa no lance do golo em que é driblado por Quaresma.
Leo (5) – não gostei da prestação do lateral brasileiro. O mesmo já tinha acontecido e Milão. O golo acontece na sua posição e foram várias vezes que não estava lá.
Petit (6) – um lutador que está ainda à procura da melhor forma, mas deu tudo o que podia dar
Katsouranis (5) – uma vez mais fiquei muito descontente com a prestação do grego. Lentidão e pouca influência no jogo
Maxi (4) – paupérrima exibição. Não conseguiu construir nenhum lance tal como tinha feito com o Milão. Eclipsou-se completamente depois de ter sido o melhor em campo na 4ª feira.
Rui Costa (6) – a equipa ressentiu-se muito pela sua falta de influência no jogo. Melhorou na 2ª parte, mas ressentiu-se do esforço físico do jogo com o Milan
Cristian Rodriguez (6) – esforçado, mas inconsequente. Boas iniciativas individuais, o problema é que não havia colectivo para dar sequência.
Nuno Gomes (5) – teve nos pés antes de terminar o 1º minuto de jogo a oportunidade de dar uma história diferente ao jogo. Voltou a tê-la no início da 2ª. É o principal responsável pelos palavrões que me saem da boca no visionamento do jogo.
Cardozo(5) – demonstrou apenas que tem os níveis físicos em baixo. Sem influência.
Di Maria (5) – devia ter entrado antes, deu alguma velocidade ao ataque, mas mais porque o substituído(Maxi) já devia ter sido muito mais cedo
Freddy Adu (5) – por pouco não marcou num remate muito perigoso quase sem preparação, defendido com alguma dificuldade por Helton.

Camacho (5) – não conseguiu transmitir a garra e a força necessária que lhe é característica para este jogo. Deixou demasiado tempo em campo Di Maria e Katsouranis. Penso que já é altura de apostar um pouco mais cedo em Freddy Adu.


Benfica 0-1 FC.Porto - Quaresma 01.Dez.2007
Colocado por tsr21