terça-feira, novembro 13, 2007

Análise » Benfica – Boavista (6-1)

Parece tornar-se hábito o Benfica realizar grandes jogos no Estádio da Luz frente ao Boavista. Na época anterior fui ver um grande jogo na Luz, que foi uma autêntico massacre que incrivelmente acabou num nulo perfeitamente injusto. Felizmente que esta época passou-se o inverso no pecúlio do marcador. O Benfica goleou o Boavista por 6-1, mas ao contrário do que sucedeu na época anterior, Boavista mostrou outra atitude que veio dignificar ainda mais a vitória encarnada. A expulsão de Zé Kalanga e o golo de Maxi são os momentos vitais do jogo. Cristian Rodriguez foi mais uma vez o jogador em maior destaque, merecendo inteiramente(segundo as notícias de hoje) a renovação e um salário de valor igual ao tecto salarial da equipa. Assim é que se deve premiar quem trabalha verdadeiramente jogo após jogo.
Rui Costa, provavelmente menos desgastado do que em jogos anteriores, fez um belíssimo jogo merecendo inteiramente os aplausos na sua substituição. Tenho que destacar também as diferenças ao nível físico dos jogadores, comparando com o ano anterior, para muito melhor.
Infelizmente sei que não vai acontecer a dispensa de Luis Filipe já em Janeiro, pois foi um jogador contratado esta época, e raramente isso acontece a um jogador utilizado. Não vou mais uma vez crucificar o jogador, mas é mais que óbvio que o lateral português não tem conseguido estar a um nível que se exige a uma equipa como o Benfica. Volta Nélson, estás perdoado…
Binya ficou tão arrependido de Glasgow que até os jogadores boavisteiros deverão ter ficado espantados. Negativamente, foi uma pena o falhanço de Bergessio, entendo perfeitamente a tentativa de incentivo de moral ao jogador. Mas acho que mesmo assim se justificava que fosse Nuno Gomes a marcar novamente para que eleva-se a sua soma de golos no campeonato. Incrivelmente e horripilante foi a entrada violenta de Ricardo Silva (não é difícil saber onde é que foi formado) sobre Cardozo, que lhe causou uma lesão impeditiva de continuar a jogar e a uma paragem de 2 semanas. Não fosse essa situação e teria sido provavelmente Cardozo a marcar os penaltys. Pior de tudo é que o árbitro não parou o jogo dando a lei da vantagem no lance e não mostrando qualquer cartão, que seria sem margem para dúvida vermelho. Aguarda-se pelo sumaríssimo… Menos de 3 jogos é inaceitável. Viram o Edgar??!!! Eu vi esse ingrato imundo a entrar, e depois disso nunca mais o vi…

Análise Individual
Quim (7) – respondeu sempre à altura, não tendo qualquer hipótese no golo sofrido nem no lance em que a bola foi ao poste.
Luis Filipe (5) – continua a errar constantemente em diversas ocasiões durante os jogos. O golo sofrido é fruto da sua incapacidade. De positivo apenas há que salientar que tem melhorado nos cruzamentos.
Luisão (7) – desta vez quase que marcava de cabeça, não fosse a boa intervenção de Jehle. Esteve sempre atento e sem falhas.
Katsouranis (8) – muito boa prestação do grego, nem a escorregadela infortunada mancha a sua exibição. Era nele que as jogadas de ataque se iniciavam, indo muitas vezes com a bola controlada para lá do meio campo. Insuperável defensivamente.
Leo (7) - começou o jogo com imensas dificuldades para parar o angolano Zé Kalanga, recorrendo por diversas vezes à falta, valendo-lhe o único amarelo da equipa e sendo algumas vezes mesmo ultrapassado. Mas a certa altura conseguiu ser mais esclarecido, e acabou por ganhar o duelo ao “expulsar” o angolano. A falta da presença do angolano deu-lhe mais liberdade, tanto que subiu muito mais vezes, fazendo mesmo a assistência para o 2º golo.
Binya (6) – muito mais comedido e menos interveniente, em resultado da situação de Glasgow, mas sempre muito certo tacticamente ocupando muito bem os espaços e recuperando algumas bolas e também em bom plano na distribuição do jogo.
Maxi Pereira (6) – o uruguaio fez um jogo pouco conseguido, pincelado positivamente pelo importante golo que marcou, mas mesmo assim não lhe salvando da esperada substituição.
Rui Costa (8) – o maestro logo cedo começou a orquestrar cotando-se como um dos melhores em campo. Vários foram os passes acertados a rasgar a defesa. Excelente assistência para o golo de Cardozo. Uma quantidade significativa de outros bons pormenores só lhe faltando o golo para abrilhantar a sua participação no jogo.
Cristian Rodriguez (9) – brilhante exibição a todos os níveis. Simplesmente magnifica. Marca um golo, assiste outro para Nuno Gomes, sofre penalty, faz a recuperação defensiva na área que culmina no 1º golo e ainda mais uma extensa lista de grandes pormenores do internacional uruguaio. Renovação já!!! O uruguaio está a ser o real substituto de Simão Sabrosa.
Nuno Gomes (8) – bom jogo do avançado. Bisou no jogo e podia até ter marcado mais, num golpe de cabeça e se tivesse sido ele a marcar o 2º penalty, como tinha feito no 1º.
Cardozo (7) – abriu o activo, muito bem assistido, e com a sua classe facturou. Ainda na 1ª parte mostrou o seu famoso “coice” dificilmente defendido para canto pelo guardião boavisteiro. Não tivesse sofrido a lesão e podia ter marcado mais, nem que fosse nos penaltys…
Di Maria (6) – entrou bem no jogo e deu bastante velocidade ao ataque. Faz meio golo no remate que culminou no auto golo de “Ceifeiro” Ricardo Silva.
Bergessio (4) – desperdiçou uma excelente oportunidade moralizadora ao falhar o penalty gentilmente oferecido pela equipa, demonstrando a boa harmonia que existe no plantel.
Romeu Ribeiro (4) – pouco tempo em campo, nem sequer me recordo de ter tocado na bola.

Camacho (8) – esteve muito bem e mexendo na altura certa. Talvez só teria feito 2 situações diferentes, tinha tirado Luis Filipe em vez de Maxi e tinha colocado Adu mais cedo em vez do Romeu Ribeiro. Certo é que conseguiu moralizar a equipa e pô-la a jogar bom futebol, mesmo após o desaire frente ao Celtic. Fim de semana em cheio com a perda de pontos do rivais.