quarta-feira, novembro 07, 2007

Análise » Paços Ferreira – Benfica (1-2)

Uma sempre complicada deslocação à Mata Real, trouxe desta vez o esperado para todos os benfiquistas, a vitória após o 1º desaire do líder e recuperação de alguns pontos para o primeiro lugar e assegurar a continuidade do 2º. A equipa entrou bem no jogo e chegou com naturalidade à vantagem num livre muito bem marcado por Rui Costa a colocar a bola na cabeça de Rodriguez a fazer um desvio perfeito ao ângulo da baliza. Mas a equipa não soube dar continuidade à vantagem que adquiriu e deixou a equipa pacense reagir, tendo mesmo minutos depois chegado ao empate. O jogo entrou num período de desnorte completo, com a equipa do José Mota a fazer uma grande pressão e a correr como se fosse um jogo de vida ou morte. A 2ª parte trouxe um pouco mais do mesmo, algumas oportunidades desperdiçadas para ambas as partes. Operaram-se algumas substituições que vieram a trazer mais frutos para o Benfica do que para os visitados. Mais uma vez na recta final do jogo o Benfica consegue chegar à vitória, livre mais uma vez marcado por Rui Costa, novamente cabeceamento de Rodriguez que é defendido por Peçanha, mas Katsouranis marca na recarga e dá 3 importantes e moralizadores pontos.

Análise individual
Quim (8) voltou à baliza após castigo e voltou às grandes exibições, mostrando que o jogo do Marítimo foi apenas um dia mau.
Luis Filipe (5) continua numa regularidade ridícula
Luisão (7) – está a demorar um pouco a conseguir chegar à forma desejada mas lentamente vai demonstrando que caminha para lá.
Katsouranis (8) – excelente exibição do grego, muito certo na defesa, ajudando mesmo no meio campo várias vezes na transposição para o sector mais avançado e marcando ainda o golo da vitória.
Leo (8) – grande jogo do lateral brasileiro. Uma arma sempre importante mesmo no ataque, com combinações e subidas á linha causando sempre enormes dificuldades aos adversários. Quase que marca num remate defendido por Peçanha e “cava” a falta do golo da vitória.
Binya (7) – um jogo de muita luta do internacional camaronês. Sempre muito combativo no meio campo ganhando várias bolas e ajudando várias vezes os defesas nas dobras.
Maxi (6) – já lhe vimos fazer bem melhor. Foi o 1º a ser substituído com naturalidade
Nuno Assis (6) – mais um jogo pouco feliz do médio português. Responsável pelo golo sofrido ao deixar fugir Cristiano. Podia ter marcado num remate perigoso que teve ainda na 1ª parte e dado um tom bem positivo à sua actuação e ainda faz uma assistência para o remate perigoso de Leo num contra-ataque conduzido por si.
Rui Costa (6) – actuação pobre do maestro. Muitos passes falhados e perdas de bola. A sua actuação tem nota positiva apenas pela categoria que teve para colocar a bola nos companheiros nos livres que deram os 2 golos.
Rodriguez (8) – mais um bom jogo do uruguaio que jogo após jogo demonstra que foi a melhor aquisição da equipa. Marca o 1º golo e está também no 2º para além de uma quantidade enorme de excelentes pormenores durante o jogo todo.
Cardozo (6) – muito só na frente. Pouca produtividade. Claramente a actual maneira de jogar e esquema táctico não o favorecem.
Nuno Gomes (6) – entrou para ajudar Cardozo e conseguiu de alguma maneira complicar e dificultar a tarefa da defesa do Paços, segurando bem a bola e combinar com exactidão com os colegas.
Di Maria (5) – imprimiu alguma velocidade no jogo. Não foi muito objectivo e não aproveitou o cansaço de adversário como em outros jogos em que saiu do banco
Freddy Adu (4) – o talismã da equipa entrou para o lugar do esgotado Cardozo, mas não teve tempo para fazer muita coisa.

Camacho (7) – o único treinador que conseguiu ganhar na Mata Real nos últimos 6 anos, e já lá vão 3 vitórias. Com certeza que o treinador já faz contas e planos a este plantel. Há claramente jogadores que vão ser dispensados, pois não são alternativas para uma equipa como o Benfica. Espero que haja desta vez um planeamento atempado e acertado para o mercado de Inverno


Video by benficatvdotcom