sexta-feira, novembro 02, 2007

Análise » V.Setúbal - Benfica (2-1)

Sem surpresas, merecidamente e quase propositadamente o Benfica saiu finalmente da Taça da Liga eliminado pelo Vitória de Setúbal que se apresentou na máxima força e com bastante vontade de seguir em frente na competição. Camacho mais uma vez utilizou esta competição para dar minutos aos menos utilizados que mais uma vez comprovaram que lhes falta qualidade para dar competitividade à equipa normalmente titular. Uma equipa como o Benfica tem que ter um conjunto de jogadores, onde os menos utilizados dêem garantias a possíveis lesões ou a proporcionar descanso, rotatividade e principalmente para motivar o grupo todo a trabalhar ao máximo, para que nunca ninguém se sinta titular indiscutível. Mas infelizmente há pelo menos uma meia dúzia que não tem categoria para envergar a camisola encarnada. Miguelito, Luís Filipe, Bergessio, Nuno Assis, Andres Diaz são a personificação disso mesmo. Fábio Coentrão, Dabao, Adu, Bynia e Di Maria esses sim são os jogadores que precisam destes jogos para evoluírem, mas tendo em conta que são muito jovens necessitavam de jogadores de qualidade e experientes ao seu lado para que isso aconteça. Um conjunto incapaz de jogar minimamente perante as exigências da grandeza do clube impede que estes jovens consigam se soltar e evoluir. Nem a inclusão de Luisão e Rodriguez no onze foi suficiente para dar alguma qualidade e tranquilidade.
Ou seja, no fundo, a equipa que se apresentou em Setúbal era um misto de juventude inexperiente e jogadores sem classe. O resultado foi óbvio e previsível, uma derrota e uma eliminação mesmo com uma vantagem conseguida no final da 1ª parte através de um penalty que o jovem Adu converteu. A 2ª parte foi um declínio acentuado e uma reviravolta merecida no resultado (2-1) pela parte do conjunto bem organizado por Carlos Carvalhal.
Acho gritante a incapacidade de surgirem jogadores na "cantera" benfiquista para o ataque ou extremos de vocação também atacante. É vê-los a nascer no Porto e Sporting... e no Benfica, nada... O Porto consegue formar jogadores como Veirinha, Hélder Barbosa, Bruno Gama... No Sporting já é mais que conhecido os talentos que surgem ano após ano... As condições já existem no Seixal... mas ainda não vi resultados...

Análise individual
Butt - se era esta a oportunidade que tinha para tentar ficar com o lugar, parece-me a mim que a perdeu. Demasiado nervoso e com alguns erros técnicos nas intervenções que fez.
Luis Filipe - confirmou apenas que o jogo com o Marítimo foi apenas um Oásis no deserto de ideias e tudo mais de positivo que poderia acontecer nas suas exibições
Luisão - fraca prestação. Continua a perder confrontos aéreos para jogadores de estatura mais baixa, mais uma vez apenas pelos seus sucessivos maus posicionamentos.
Zoro - voltou a comprometer, culpado principal no 1º golo e incapaz de fechar o ângulo no 2º. Era um jogador de quem esperava muito mais pelo que já vi fazer.
Miguelito - insiste em demonstrar que não tem capacidade para estar neste clube e ao nível do que já lhe vimos fazer em outros. Mais um caso do "peso da camisola"
Bynia - menos faltoso, mas também menos influente e interventivo. O companheiro do lado e a falta de um organizador também complicou.
Edcarlos - não queria acreditar quando o vi no meio do terreno e depois do jogo tinha mais que razões para a incredibilidade. Ainda assim ainda foi perigoso com 2 bons cabeceamentos no ataque.
Di Maria - não entendo porque é que Camacho insiste em colocá-lo a titular quando ele não tem qualquer rendimento.
Cristian Rodriguez - sentiu a falta do companheiro de flanco, Leo. Acusou cansaço e demasiado peso nos ombros com uns colegas sem capacidade.
Freddy Adu - marcou mais uma vez, agora de penalty tal como na Reboleira. Contagiado pela apatia geral, perdeu fulgor na 2ª parte, mas mesmo assim quase que qualificava a equipa num remate dentro de área defendido com muita dificuldade pelo guarda-redes.
Bergessio- melhorou ligeiramente relativamente ao que tem feito, tendo inclusive um remate bastante perigoso. Mas muito pouco para o que era minimamente exigido.
A.Diaz - teve o mérito de não fazer asneiras e conseguir até boas combinações, mas a infelicidade de entrar no pior período da equipa.
Fábio Coentrão - não caiu tantas vezes e até ainda conseguiu criar algum perigo. Levou um amarelo por estupidez e por minha vontade levava era uma chapada como se faz aos cachopos...
Dabao - mais uma vez vi nele ingenuidade e estupidez táctica e posicional. São invariáveis as vezes que vai tentar ajudar os colegas de flanco quando deveria estar na frente à espera de um cruzamento ou uma assistência. Assim não dá...

Camacho - utilizou a competição para observar as lástimas que por lá andam e assim fazer uma selecção dos dispensados para Janeiro. Não entendi a colocação do Edcarlos no meio campo, mesmo tendo em conta a falta de opções. Escusava de demonstrar tão evidentemente o desinteresse na competição ao escolher o Adu para sair e entrar o Dabao, quando podia tirar os cepos mais atrasados, como o Luis Filipe, o Miguelito ou mesmo um central.


Video by pandafixe

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Até tinha esperança no Zoro e o gajo faz-me aquilo...
Felizmente, não vi o jogo em directo, mas posso adiantar que concordo a 200% com o treino específico a aplicar ao Coentrão!

5:21 da tarde, novembro 04, 2007  

Enviar um comentário

<< Home