quinta-feira, novembro 29, 2007

Análise » Benfica – Milan (1-1)

O difícil embate frente ao actual campeão europeu, acabou por ser menos complicado do que se esperava. O Benfica apesar de não ter alcançado a tão necessitada vitória, demonstrou em campo argumentos mais que suficientes para ter derrotado o colosso clube milanês. Apesar de ter entrado excessivamente nervosa e receosa, tendo mesmo sofrido um golo nos primeiros 15 minutos, a equipa conseguiu reagir à adversidade e poucos minutos depois restabeleceu a igualdade com um golo soberbo de Maxi. A equipa cresceu imenso com esse golo e criou oportunidades mais que suficientes para poder vencer o jogo. Boas exibições em quase todos os sectores, exceptuando na zona de finalização. Nuno Gomes continua a ser o mesmo de sempre, ao ter receio de rematar à baliza. É certo que a assistência para Maxi foi perfeita, mas ele estava numa posição frontal e por momentos teve o espaço para rematar sem oposição. Não apreciei a 1ª parte de Katsouranis, um pouco à semelhança da 2ª metade de época anterior, esteve demasiado lento tanto nas movimentações como no passe. Não me enganei, disse antes da partida, que o perigo do Milan estaria nos pés de Kaká e Pirlo, e assim foi. Fico com a sensação que esta equipa do Milan ficou carente de um avançado de grande valor após a saída de Schevchenko. Gilardino não me convence, Ronaldo é o que se sabe e Inzaghi é o único avançado de real valor nesta equipa, mas a idade já começa a pesar.

Análise Indvidual
Quim – penso que não viu a bola a partir no colocado e excelente remate de Pirlo. Teve 2 pontapés deficientes. Conseguiu desviar para canto um corte de Petit, de resto teve pouco trabalho.
Luis Filipe – encontrou algumas dificuldades com Kaká, mas fez uma exibição bastante positiva tendo em conta o oponente. Várias cortes e boas combinações e subidas a ajudar no ataque. Repita a exibição sábado.
Luisão – imperial no cortes de cabeça e sempre atento às movimentações do adversário. Sem falhas.
David Luiz – alguns cortes e antecipações em mais uma exibição segura, controlando sempre as iniciativas de Kaká pelo meio. Saiu esgotado e a defesa ressentiu-se da sua ausência.
Leo – boa exibição do lateral após o mau início da equipa, tendo ele mesmo algumas falhas no posicionamento, quando Seedorf aparecia por ali sem marcação. Após e empate subiu bastante de rendimento, tendo o Milan desistido mesmo de atacar por aquele flanco.
Petit – exibição positiva do guerreiro da Luz. Teve um embate de gigantes com Gattuso, o jogador italiano com mais semelhanças ao 6. Foi visível o respeito mútuo dos 2 jogadores no abraço que deram a meio da 2ª parte em sinal disso mesmo.
Katsouranis – não gostei da exibição do grego, principalmente na 1ª parte. Demasiado lento. Subiu na 2ª parte, mas aquém das expectativas, acabando o jogo a central.
Maxi – jogo fantástico, coroado com um golo magnífico. Exibição muito positiva a todos os níveis, que a atacar, quer a defender. Podia ter bisado no jogo na assistência de Nuno Gomes, mas o remate saiu-lhe mal. Na minha opinião, o Man of the Match.
Rui Costa – boa exibição do maestro, passes fantásticos, jogadas geniais. Apenas abusou no remate quando por vezes as hipóteses de êxito, eram diminutas. Ia marcando um golo de antologia numa jogada individual fantástica pelo lado esquerdo.
C.Rodriguez – ao contrário de alguns comentadores, penso que a exibição do uruguaio foi positiva, em especial no auxílio defensivo. Notou-se alguma quebra física, mas apesar de tudo fez uma boa exibição, pecando na finalização dos lances.
Nuno Gomes – exibição com pontos negativos e outros positivos á mistura. A exibição foi esforçada, teve um remate à meia volta muito perigoso que infelizmente foi à figura de Dida. Duas boas assistências, uma para Rodriguez e outra para Maxi, tendo eu ficado com a sensação que na última deveria ter arriscado o remate.
Di Maria – continua a cometer várias infantilidades, como os remates desenquadrados e algumas perdas de bola. Podia ter feito o golo numa diagonal para o meio, mas o remate forte saiu à figura do guarda-redes.
Cardozo – entrou para o lugar de Nuno Gomes, mas não trouxe perigo para a defesa milanesa. Revela ainda muita falta de condição física e inadaptação ao nosso futebol.
Adu – entrou demasiado tarde para poder ser o talismã. Ainda assim participou algumas vezes na construção do ataque.

Camacho – esteve muito perto de derrotar o Milan de Ancelotti. Terá errado na colocação tardia de F. Adu em campo. Tirar Nuno Gomes é discutível, poderia ter sido diferente com 2 avançados em campo, mas isso é muito subjectivo. A equipa jogou um bom período um bom futebol e continua a demonstrar capacidade para virar sair de resultados negativos. Apenas tem que melhorar a atitude da equipa nos inícios dos jogos, para que não comecem os jogos a perder mais uma vez . É imperioso encontrar um matador na reabertura do mercado.


Benfica vs Milan (1-1) Champions League- Higlights
Colocado por -Rush