quinta-feira, outubro 04, 2007

Análise» Benfica – Shakthar Donetsk (0-1)

Prognostiquei com os amigos que este seria um jogo para derrota caseira. Infelizmente assim foi. Tinha apenas esperança numa defesa fraca por parte da equipa ucraniana, mas infelizmente o ataque benfiquista foi de um nível tão miserável que nem consegui perceber a verdadeira qualidade dos defensores ucranianos. A prestação de Cardozo foi de um nível “à Nuno Gomes”. Penso que isso já resume muita coisa. Começo também a ficar preocupado com as prestações do Leo, de quem reconheço muitas qualidades, mas tem uma falha técnica muito importante para uma equipa que joga com um avançado como Cardozo, que é a incapacidade de ir à linha cruzar. Perde-se muitas vezes no ataque em fintas quando poderia ser muita mais objectivo. Recordam-se de alguma jogada em que Leo em desmarcação tenha ido à linha cruzar de 1ª? Mas espero que recupere a boa forma rapidamente e evidencie todas as outras qualidades que possui.
A equipa ucraniana com um orçamento de mais do triplo do Benfica mostrou na Luz que o investimento que fez foi bem conseguido. Tem jogadores brasileiros de enorme qualidade, como por exemplo Ilsinho de quem fiquei fã e lhe visionei características semelhantes às de Káká Uma equipa que se dá ao luxo por ex de deixar no banco um jogador que custou praticamente o dobro de Cardozo demonstra logo o enorme poderio financeiro da equipa ucraniana.
A 1ª oportunidade pertenceu ao Benfica, por parte de C. Rodriguez num bom remate, jogador que mais uma vez foi dos melhores elementos em campo da equipa encarnada. Depois o jogo foi dominado pela excelente técnica dos ucranianos, tendo o Benfica algumas oportunidades apenas em jogadas individuais e alguma falta de sorte como foi a jogada de Di Maria que culminou num remate à barra. Perto já do final da 1ª parte os ucranianos marcaram o golo que lhes valeu a vitória numa jogada de contra-ataque, após uma perda de bola no meio campo (não houve nenhuma repetição do lance para deslumbrar se houve falta sobre Nélson). A 2ª parte foi fraca, e a equipa ucraniana entrou num anti-jogo deplorável com a conivência do árbitro, que inclusive nunca respeitou o tempo desconto que ele mesmo próprio anunciou. Com as inúmeras interrupções que houve na 2ª parte, os 4 minutos que deu (acabaram por ser 3 e meio) foram inaceitáveis. Mas é claro que pelo que se viu em campo, podia ter dado até 40… Incluir também Nuno Gomes na equipa também é meio caminho andado para a nulidade. Não entendi também porque foi retirado Di Maria, apesar de estar a fazer um jogo pouco conseguido, já tinha demonstrado neste próprio jogo que a qualquer momento podia criar perigo. Já que se dá tanto tempo a Nulo Gomes para tentar mostrar alguma coisa e praticamente sempre com resultados abaixo do miserável, porque não dar as mesmas a um jovem com talento. Mas num ano em que a ave rara é o capitão, penso que já simbolizava toda a época.
Infelizmente o maestro está a cair em produção e isso apenas tem uma explicação. Minutos a mais para um jogador que não tem já capacidade para fazer 3 / 4 jogos seguidos com 90 minutos.
Camacho não faz milagres numa equipa onde há falta de classe. É certo e sabido que Miccoli, Simão, Karagounis e possivelmente Manuel Fernandes dariam outra capacidade que Diaz, Dabao, Bergessio, Luis Filipe não dão… Ou seja, má política de contratações e dispensas por parte da direcção, que disse que iria reforçar a equipa com qualidade e que esteve até praticamente ao último dia para fazer os últimos retoques, falhando mesmo a contratação de um avançado desejado por Camacho.
Aguardo agora pela recuperação de Petit e David Luiz que são 2 elementos que injectam classe, luta e espírito guerreiro na equipa, na tentativa de ainda salvar alguma coisa esta época.

Análise individual
Quim – elemento que está à margem da crise da equipa, inclusive tem contribuído para segurar alguns resultados mais humilhantes. Excelente forma
Nélson – não estava a ser o mesmo elemento que foi contra o Sporting, mas demonstrava alguma capacidade atacante até à sua lesão
Edcarlos – esteve muito bem durante o jogo todo exceptuando um corte defeituoso que proporcionou um remate para golo aos ucranianos
Luisão – ainda está em fase de progressão até atingir a forma. Não comprometeu, mas também não foi o elemento preponderante que era
Leo – tendo em conta o que já fez e a sua qualidade, ontem fez um jogo bastante fraco, dando continuidade negativa ao jogo com o Sporting
Katsouranis – não esteve feliz, inclusive a falhar um golo de cabeça. Perdeu algumas lutas e ganhou outras. Tentou várias vezes o remate, mas sem sucesso
Maxi Pereira – estava a perder claramente a luta no meio campo para os jogadores brasileiros do Shakthar, mas melhorou bastante quando derivou para o lugar de Nélson após a lesão do mesmo. É curioso que já anteriormente tinha pensado que o uruguaio poderia ser o tal defesa direito que nos faltava, logo que Petit volte. Não seria a 1ª vez que Camacho ajustava a posição a um jogador, tal como fez com Miguel na mesma posição.
Di Maria- excelente qualidade de drible e uma excelente jogada que acabou com um remate à barra. Perdeu fulgor, mas penso que foi incorrecta a sua saída na 2ª parte
Rui Costa – abaixo do que já fez e em clara perde de fulgor com o passar destes jogos tão exigentes( Braga, Sporting e Shakthar).
C. Rodriguez – juntamente com Quim, tem sido nos últimos encontros o elemento que mais positivamente se têm demonstrado. Falta-lhe apoio para dar continuidade às suas iniciativas.
Cardozo – simplesmente desiludiu-me. A mim e a todos os benfiquistas, a Camacho e inclusivamente a si próprio. O investimento que foi feito nele foi principalmente para se evidenciar nestes jogos. Mas tenho esperança nele e que ainda nos vai dar alegrias.
Nuno Gomes -
Bynnia – quem diria que o Camaronês seria um dos melhores elementos da equipa apesar de ter entrado a 25 minutos do fim. Mostrou força e ganhou o meio campo.

Camacho – não há milagres e o próprio de certa maneira já tinha anunciado isso horas antes, solicitando tempo para construir a equipa. A apontar tenho apenas 2 situações: a já mencionada saída de Di Maria e a não realizada 3ª substituição de Rui Costa por Freddy Adu. Melhores dias virão… não sei é quando…


Video by europeansportservice

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostava só de deixar a ressalva que quem lançou Miguel a lateral-direito foi Chalana, que liderou o SLB num jogo de transição antes da chegada de Camacho. Ah, aproveito para sugerir a Camacho que ponha o Chalana a jogar no lugar do Nulo Gomes - acho que teria mais rendimento.

5:07 da tarde, outubro 05, 2007  
Blogger Edmur Barros said...

O problema do Benfica resolve-se se o Camacho der uns murros na mesa para acordar os jogadores. Se o Benfica tem bons jogadores, tem boas condições de trabalho e se tem jogado com equipas acessíveis, só podem andar a dormir. O rigor e a disciplina nunca fez mal a ninguém.

12:02 da tarde, outubro 07, 2007  
Blogger PB said...

Caros amigos aficionados do futebol, não percam, a partir desta segunda-feira e até quarta, a entrevista exclusiva com o futebolista do Tottenham RICARDO ROCHA no blog Rola a BOLA (WWW.ROLA-BOLA.BLOGSPOT.COM)
Um blog de desporto onde todas as cores são bem-vindas.
Saudações desportivas

1:25 da manhã, outubro 08, 2007  

Enviar um comentário

<< Home