segunda-feira, outubro 01, 2007

Análise » Benfica – Sporting (0-0)

O derby de Lisboa que tantas expectativas cria sempre nos adeptos independentemente da boa ou pior fase que as equipas atravessam, foi uma desilusão em termos de espectáculo. Não que tenha sido um jogo pobre, mas um derby sem golos não pode ser considerado interessante. Ambas as equipas nos primeiros 15 minutos entraram com vontade de vencer, havendo oportunidades para cada lado. Mas infelizmente a toada ofensiva dos conjuntos foi como a forte chuvada…. Durou apenas os primeiros minutos. Pelo menos pela chuva foi bom… O jogo acabou num nulo sem golos que apenas serviu os interesses de uma 3ª equipa. Fico com a sensação que tal como no ano anterior, o Sporting a meio da 2ª parte ficou satisfeito com o empate. Tenho que destacar positivamente a exibição do regressado Nélson ao lugar de titular no campeonato. Já tinha a tarefa facilitada pelo desaproveitamento vergonhoso de Luis Filipe naquele lugar desde o início da época, mas o jovem lateral exibiu-se num nível bastante elevado e acima das muito fracas exibições que teve na época anterior. Esteve excelente na defesa e bem no apoio ao ataque, apenas faltando um cruzamento para golo, como já nos habituou algumas vezes.
O jogo é mercado ainda pela polémica e pelos supostos penaltys não assinalados por Pedro Henriques. Acho absurda a reacção do Sporting ao tal lance entre o fiscal de linha e o árbitro da partida. Estar a discutir a ocorrente situação por um lance onde tivessem sido prejudicados, penso que faria sentido, agora por um lance onde não existiu qualquer falta (alguém que me mostre um jogador do SCP que tenha reclamado na altura…) é ridículo. Se tem marcado, estávamos nós a reclamar um penalty inexistente e a intervenção incorrecta do linner. Haja bom senso… Penalty claro é sobre F.Adu, derrubado claramente por Moutinho e com o juiz a cerca de 5 metros do lance.
Certo é que o resultado foi justo, principalmente para uma equipa que tem um jogador que falha um golo como Nuno Gomes desperdiçou. Pena que Di Maria num lance fantástico, não ter tido rematado à baliza em vez de tentar o passe para a nulidade.
Resumindo, o campeonato começa a ficar complicado e a continuar assim, brevemente perderá o interesse competitivo. Não se pode pedir claramente à equipa e a Camacho o título quando ainda está em construção, mas pelo menos que dê a maior luta possível aos adversários e não perder tantos pontos em casa. O índice é negativo, 4 empates e 2 vitórias significam 8 pontos perdidos em apenas 6 jornadas… Demasiado para quem quer pelo menos sonhar. Obviamente que não foi este jogo o responsável pelo atraso, mas os empates com Leixões e Guimarães. Não entendo ainda como é que Cardozo fica no banco. O jogador ainda está à espera da melhor forma e em fase de adaptação (que começa a ser demasiada para quem custou 9 milhões), mas isso só se consegue jogando e não a ficar no banco nos jogos mais exigentes. Uma palavra de apreço e elogiosa para Anderson Polga. É sem dúvida um dos melhores centrais do nosso campeonato e pela forma demonstrada continuadamente durante mais do que uma época inteira, já merecia uma atenção de Dunga. Mas não posso deixar de dizer que marcar Nuno Gomes também não é complicado, mas aquela cabrita foi linda…

Análise individual
Quim (8)– mais uma vez esteve fantástico, muito concentrado e respondendo eficazmente quando foi necessário intervir
Nélson (8)– uma exibição praticamente excelente a todos os níveis. Poucas foram as falhas quer em termos defensivos, quer em termos ofensivos. Agarrou o lugar definitivamente
Edcarlos (7)– está a revelar ser um jogador com qualidades que são características dos melhores centrais. Bom posicionamento e não facilita. Até agora pelo que tem feito, dá a sensação de ter sido mais uma boa contratação de um central brasileiro.
Luisão (6)– claramente em condições físicas ainda insuficientes. Foram evidentes as dificuldades nas recuperações no terreno. Mas apesar dessas mesmas dificuldades foi bastante útil nos lances aéreos.
Leo (6)– exibição pálida e demasiada faltosa, situações pouco normais no lateral. Mostrou bom entendimento com C. Rodriguez, mas esteve abaixo do seu normal.
Katsouranis (7) - não demonstrou toda a classe que tem mas exibiu-se muito forte no meio-campo em termos defensivos, ganhando juntamente com Maxi a batalha do meio campo
Maxi Pereira (7)– o uruguaio deverá ter feito um dos jogos mais positivos desde que chegou ao clube. Não é um jogador que brilha, mas é bastante eficaz, lutador e forte fisicamente.
Rui Costa (7)– o maestro revelou-se a espaços durante o jogo. No início da partida teve uma excelente jogada individual já dentro da área leonina, apenas cortada por Abel. Na 2ª parte está na origem da melhor situação do jogo, ao rematar forte e colocado de longe com o guarda-redes do SCP a defender com bastantes dificuldades para a frente.
Cristian Rodriguez (7) – uma excelente aposta neste jogador. É forte no um contra um e é ainda um lutador dentro de campo em termos defensivos. Ainda não deu tudo o que tem mas para lá caminha. Um bom jogo
Di Maria (7)– o seu pé esquerdo é mágico. É muito forte no drible. Apenas lhe falta ser mais objectivo e melhorar a finalização. Desperdiçou uma oportunidade ao optar pelo passe em vez do remate.
Nuno Gomes (5) – em termos de luta, entrega e movimentação, até esteve razoável. Mas falhar um golo daqueles é um pecado mortal. Não que a mim me surpreenda, porque os leitores das minhas crónicas já conhecem a minha opinião sobre Nulo Gomes e o que espero dele. O pior de tudo, é que é o capitão da equipa…
Cardozo (5) – entrou para o lugar de Nuno Gomes, ou seja, ficou só na frente numa altura em que a equipa estava a cair na produção e fraca em soluções. Nada acrescentou
Freddy Adu (5) – o jovem norte americano entrou com vontade e até esteve no lance que podia ter sido o lance capital do jogo. É um jogador que com o tempo, se conseguir adaptar ao nosso futebol, e aprender quando é que deve soltar a bola ou apostar no drible, poderá ser o tal “fenómeno” .
Nuno Assis (4)– entrou a 2 minutos do fim, sem nada a acrescentar.
Camacho (7)– tentou colocar a melhor equipa disponível em campo, apenas se equivocou com Nuno Gomes. Talvez Bergessio pela velocidade e capacidade de luta tivesse sido uma boa alternativa para este jogo, caso não tivesse lesionado. Penso que já terá falhado em deixar Cardozo no banco, mas colocá-lo na frente a meio da 2ª parte para ficar também só no ataque, penso que foi uma falta de alguma audácia. É já certo e sabido que tanto ele como Nuno Gomes jogam melhor os 2 juntos. De positivo saliento o facto de finalmente lhe ter caído a ficha e colocar Luis Filipe no banco. Apesar de tudo, já se vê algum futebol de equipa. Com combinações e ligação entre defesa e meio campo. O pior é lá na frente… A salientar é a excelente prestação defensiva. Apenas sofrido um golo na liga, e na 1ª jornada frente ao Leixões.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nuno Gomes nota 6?!!!!!! Mas tu estás doido?!!!!!!! Qualquer coisa superior a 2 já seria uma benesse... E imerecida!

1:05 da manhã, outubro 03, 2007  
Blogger BobDealer said...

Nota rectificada... reflecti melhor e baixei ligeiramente devido a mais uma prestação ridícula.

9:23 da manhã, outubro 03, 2007  

Enviar um comentário

<< Home