terça-feira, janeiro 29, 2008

Análise » V.Guimarães – Benfica (1-3)

A disputa do 2º lugar foi ganha pelo Benfica aumentando a sim a vantagem pontual para o 3º classificado. Cardozo voltou a bisar e a demonstrar que tem muita qualidade que poderá dar mais alegrias no futuro ao clube. Não tive a oportunidade de visionar a 1ª parte do encontro, que ao que parece, foi a melhor do conjunto encarnado. A vantagem ao intervalo era importante, e mesmo com a boa réplica vimaranense na 2º parte, a equipa conseguiu vencer num campo onde ninguém vencia à mais de 1 ano. Um bom resultado tendo também em conta a derrota do FCP em Alvalade.
Voltou a haver qualidade de jogo na 1ª parte e espírito de sacrifício na 2ª. Era bom que fosse mais vezes assim.
Negativamente destaco a lesão de David Luiz, a péssima arbitragem de João Ferreira e a atitude criminosa de um adepto benfiquista. Não menciono o Luis Filipe porque já é cativo, por isso não conta.

Análise individual
Quim (6) – boas intervenções, no golo a saída não foi propriamente um gesto técnico brilhante, mas não é de todo culpado.
Luis Filipe (4) – conseguiu alguns cortes cruciais, mas depressa manchou-os com erros tremendos e uma assistência para golo…do Guimarães.
Edcarlos (5) – alguns erros e uma exibição nem sempre muito concentrada.
David Luiz (7) – a atitude imperial e a classe do costume…pena a lesão que felizmente não é grave.
Nélson (7) – boa exibição do lado esquerdo, mais a defender do que a atacar onde já não esteve muito bem.
Petit (6) – regressou após lesão, e demonstrou as mesmas dificuldades físicas anteriores. Mas mesmo assim foi uma peça importante a segurar o meio-campo.
Katsouranis (7) – muito bem na 1ª parte no meio campo e igualmente bem na 2ª no centro da defesa.
Maxi (6) – um jogo razoável coroado com o golo que marcou, tendo na 2ª parte uma tarefa mais defensiva na ajuda do meio campo.
Di Maria (7) – um dos melhores jogos realizados pelo clube em especial pela 1ª parte realizada e com a assistência para o 2º golo. Na 2ª parte caiu com o desgaste.
Rui Costa (6) - mostrou algum cansaço, mas foi importante no controlo do jogo. Viu um amarelo ridículo que o deixa de fora no próximo jogo.
Cardozo (8) – a figura do jogo pelos 2 golos marcados. O 1º é um fantástico golo de livre, ao estilo do que lhe tínhamos visto antes de rumar à Luz. O 2º é pleno de oportunidade.
Nuno Assis (6) – ajudou em particular na manutenção da bola, mas continua a faltar-lhe mais objectividade e direcção de baliza.
Freddy Adu (4) – não entrou bem no jogo e perdeu-se em fintas que resultaram apenas em perda de bola.
Nuno Gomes (5) – entrou bem no jogo ao conseguir segurar a defesa do Vitória mais atrás e importante na pressão que colocou a Nilson no 3º golo.

Camacho (7) – a estratégia que montou à partida não era muito prometedora, mas o golo de Cardozo e a boa exibição de Di Maria conseguiram um resultado confortável na 1ª parte. A aposta em Luis Filipe é já sofredora. Mas o treinador desta vez conseguiu por a equipa a jogar e incutir a raça e suor necessários para vencer em Guimarães.