quinta-feira, agosto 16, 2007

Análise » Benfica - Copenhaga (2-1)

Após uns meses de férias desportivas, iniciou-se a época a sério e cá vou voltar com as análises aos jogos dos Benfica. Infelizmente para começar a época, apesar da vitória, há 2 situações incontornáveis: resultado bastante perigoso e péssima exibição. Mas para quem percebe alguma coisa disto, não há grandes surpresas, pois o treinador é o mesmo da época anterior e que levou ao desespero muitos adeptos. Apesar de na altura do sorteio ter ficado contente com a nossa sorte, nunca me deixou o pensamento que as nossas capacidades são sempre subjectivas enquanto aquele senhor comandar a equipa de futebol. A notícia do dia já me tinha retirado uma boa parte da confiança ao saber que o Manuel Fernandes ia deixar o clube. Quem percebe minimamente de futebol e acompanhou um pouco a pré-época compreenderá a profundidade deste golpe na saída de um jogador que a meu ver, juntamente com Cardozo, seriam as melhores aquisições da época. Aliás, na altura fiquei um pouco surpreendido com o regresso dele, pois a sua qualidade já tinha sido demonstrada na melhor montra de futebol, o campeonato inglês durante uma época inteira. Manuel Fernandes evoluiu ainda mais as suas qualidades na Premier League e foi considerado por muitos o melhor jogador do Benfica na pré-época. Após a saída conturbada da época passada, achei um pouco estranha a aceitação do jogador em deixar o melhor campeonato do mundo para voltar a Portugal. Por isto tudo penso que Manuel Fernandes veio já com bilhete de ida e volta, com a promessa garantida pela parte do clube que representou na 2ª metade da época anterior de um "até já".
Voltando ao jogo e dos que cá estão, a sensação à partida é que a equipa é ainda mais fraca que da época transacta. Aguardo com curiosidade a estreia de Di Maria, pois é um jogador praticamente desconhecido apesar das boas indicações com que vem após o campeonato do mundo de sub-20.
Para já não falar de Simão e Miccoli, terei sido o único a ter saudades de Karagounis no jogo de terça-feira? Contrata-se Pietras, João Alves, etc... mas não se vê ainda nada que seja positivo na política futebolística do clube.


Quim - esteve muito bem na pré-época e continua a mostrar que é o melhor que lá temos. Não teve hipóteses no golo e praticamente não teve mais trabalho.
Luís Filipe - quando um jogador esteve muito abaixo do que Nélson produziu na época anterior, não me parece que haja mais nada a acrescentar... a percentagem de passes acertados deve ter sido abaixo dos 20%. Volta Nélson, estás perdoado...
Luisão - mais um erro de departamento médico? ou terá sido mais uma lesão? Certo é que até à altura da saída esteve praticamente ao nível do Luís Filipe e é o culpado pelo golo sofrido ao fazer uma assistência para Hutchinson.
David Luiz - pelo andar da carruagem irá ser já em breve indiscutivelmente o patrão da defesa. Logo a seguir ao "convidado" da pré-época foi o jogador que mais se destacou na equipa e aquele que demonstrou melhor forma física. Alguém tem é que o ajudar a colocar um travão na sua agressividade, pois poderia perfeitamente ser expulso.
Leo - continua a ser o mesmo Leo de sempre, o pequeno irrequieto tem sempre muita qualidade. Está ainda em fase de progressão na forma física, pecou no lance em que se atirou para o chão dentro da área, pois tinha possibilidade de fazer melhor. Algumas vezes andou meio perdido e não teve capacidade para travar o excelente Gronkjaer.
Petit - revelou ainda estar longe de atingir uma forma física ideal para este início de época e a equipa sentiu-se um pouco por isso. Esperemos pelo regresso do grande Petit que muita falta faz aquele meio campo.
Katsouranis - infelizmente continua a ser o jogador da 2ª metade da época anterior. Lento e com passes errados que ninguém entende. A sua colocação no terreno na defesa após a saída de Luisão apenas veio disfarçar as suas limitações, pois o Copenhaga não deu muito trabalho.
Nuno Assis - o regresso do médio à competição a sério foi discreta, inicialmente deu a sensação que poderia desequilibrar com as diagonais para o centro do terreno, mas após o golo do Copenhaga foi arrastado também para a mediocridade.
Rui Costa - o "velhinho" foi a salvação da equipa e aquele 1º golo fez lembrar o golo que marcou na época anterior também na pré-eliminatória frente ao Áustria de Viena. Mas felizmente o 10, não se lesionou como na época anterior e ainda bisou no encontro dando a vitória à equipa e dando uma ligeira vantagem para o encontro da 2ª mão.
Bergessio - o argentino esteve muito discreto e abaixo daquilo que já tinha feito na pré-época, principalmente no jogo frente ao Sporting.Acabou por sair ao intervalo.
Cardozo - o paraguaio não engana. É um grande jogador e quando melhorar os índices físicos vai dar muitas alegrias e golos ao clube. Na 2ª parte ainda mostrou a sua imagem de marca que é o remate forte de pé esquerdo mesmo sem balanço, que obrigou o guarda redes contrário à defesa da noite.
Freddy Adu - o prodígio americano não revelou as qualidades que acredito que tenha e venha mesmo ainda a demonstrar muito em breve. Talvez nervoso pela estreia a sério e pelo pouco tempo que teve também de treino com a equipa.
Fábio Coentrão - o jovem português entrou na 2ª parte e passou o jogo mais interessado em ter contacto mais de perto com o novo relvado da luz em vez de estar mais interessado em desequilibrar nos flancos, pois tem qualidade para isso.
Nuno Gomes - após 10 minutos da sua entrada em campo já me tinha esquecido de tal. Pois já perto do final do jogo numa disputa de um lance que teve é que me recordei que a Floribella estava em campo. Tenho algumas dúvidas que durante o tempo que esteve em campo, o internacional português tenha aparecido nas imagens transmitidas pela SIC, mais do que 3 ou 4 vezes. Eu até que tenho agora uma televisão maior, mesmo assim acho que não é o suficiente grande para ver o Nuno a jogar. Devia ter comprado uma com mais polegadas...

Fernando Santos - ainda aí estás?

Video do jogo by:benficatvdotcom

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os gajos que aproveitem o Pietra e o João Alves e ponham-nos no meio-campo que devem ser mais rápidos do que o Kat e o Petit.

6:30 da tarde, agosto 16, 2007  
Blogger BobDealer said...

Ponham também o Shéu e o Chalana e formamos uma equipa de Galácticos...
Tou com feeling que o Pauleta deverá estar a caminho

11:15 da manhã, agosto 17, 2007  

Enviar um comentário

<< Home