segunda-feira, agosto 27, 2007

Análise » Benfica - V.Guimarães (0-0)

1º jogo da era Camacho, e o primeiro encontro para a liga na Luz. Uma boa casa para dar as boas vindas ao regresso do treinador espanhol ao comando da equipa de futebol encarnada. Uma vez mais, não visionei o encontro ( já vão 2 seguidas), e talvez esteja aí o insucesso de resultados, ou então não. Tentarei fazer uma pequena análise dos factos baseados nas imagens de resumo e nas leituras que fiz sobre o encontro.
Mais uma vez o Benfica não conseguiu vencer o jogo frente a uma equipa que veio apenas para defender o resultado. Continuam os problemas de sempre, ou seja, não existe ninguém capaz de dar fantasia e soluções na transposição do meio campo para o ataque. Não se pode pedir que aos 35 anos Rui Costa consiga assumir esse papel jogo após jogo. Camacho em pouco tempo percebeu que Luís Filipe era um inadaptado e pela 1ª vez foi retirado do 11 inicial. Nuno Gomes foi titular como já tinha sido na 1º jornada e veio apenas confirmar que é uma pena não ter sido transferido. É o jogador mais sobrevalorizado no clube que já alguma vez vi. As suas prestações são anedóticas tal como os falhanços descarados. Falhar oportunidades daquelas frente à baliza numa equipa que não consegue criar muitas oportunidades de golo é retirar enormes hipóteses de um bom resultado. Mas para mim é normal, anormal é quando me surpreende, mas isso é raro, e quando acontece é glorificado por adeptos cegos das capacidades do ponta-de-lança português. Petit continua a demonstrar que ele é que deveria ser o capitão da equipa, pois para além da raça e regularidade, é um jogador com muita mais capacidade de liderança do que a Floribella.
A onde de lesões retirou das escolhas todos os centrais da equipa, obrigando o treinador recorrer ao bombeiro Katsouranis e ao jovem Miguel Vitor que ao que parece esteve em muito bom nível. Nuno Assis continua a não desequilibrar e frente à ex equipa teve mais uma prestação pouco feliz. O treinador espanhol parece inclinado em apostar na juventude e colocou Fabio Coentrão na ala esquerda. Cardozo continua a não estar nas melhores condições físicas.
Um jogo que serviu mais de análise para o próprio Camacho verificar as falhas no plantel, e podendo preparar melhor o jogo da pré-eliminatória da liga dos campeões.
Infelizmente é assim, a impossibilidade de conquistar seja o que for esta época será na minha opinião toda imputada ao presidente LFV, por não ter dispensado muito mais cedo o anterior treinador. Em plena 2ª jornada do campeonato ainda se está a preparar a época, tal como o actual estado físico dos jogadores. Desde que LFV pegou na equipa de futebol tem sido o descalabro desportivo. LFV é bom a gerir o clube, mas devia o quanto antes entregar a direcção da equipa de futebol a quem perceba disso.
Até hoje nunca percebi qual é o papel do Shéu dentro do organismo do clube.

Análise (possível) individual:
Quim - muito seguro e confiante.
Nélson - cumpriu mas sem deslumbrar.
Miguel Vitor - excelente estreia e exibição do jovem central.
Katsouranis - em bom plano.
Leo - o relógio habitual, sempre certinho.
Petit - em subida de forma, demonstra ser actualmente um dos melhores da equipa.
Nuno Assis - jogar nas alas não é o seu forte, descaia invariavelmente para o centro do terreno.
Rui Costa - faltou-lhe algum fulgor de outros jogos, mas ainda tentou lutar contra a maré.
F.Coentrão - está a ter minutos que podem vir a ser produtivos no futuro. Tem qualidade e poderá aprender muito com Camacho.
Nuno Gomes - a nódoa do costume.
Cardozo - um remate perigoso de livre e falta de condições físicas ideais para explodir e revelar toda a a qualidade que possui.
Romeu Ribeiro - o jovem médio foi a 1ª aposta do treinador e revelou alguns bons pormenores.
Luis Filipe - falhou uma oportunidade ao não conseguir fazer o chapéu em condições.
Bergessio - substituiu Cardozo mas não trouxe nada de novo à equipa.

Camacho - em 4 dias não se faz milagres. Realça-se a aposta nos jogadores jovens. Espero que venha a dar a mesma oportunidade a Freddy Adu e que tente potencializar toda a qualidade do jovem jogador norte americano. Tomou já uma iniciativa inédita no clube, que é a de tentar recuperar ao máximo Mantorras através de um programa especial de 3 meses. Boa sorte Camacho...

Video do jogo by: nunomatxis

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isso de um gajo ter um blog de futebol onde faz a análise dos jogos e depois não ver as partidas tem muito que se lhe diga... Curiosamente (ou então não), também não vi!
Ah, e o papel do Shéu é entregar o rabisco com o número do jogador a substituir ao 4º árbitro. E convenhamos que o gajo não tem mãos para mais...

7:07 da tarde, agosto 27, 2007  

Enviar um comentário

<< Home