quinta-feira, agosto 30, 2007

Análise » Copenhaga - Benfica (0-1)

Finalmente comento esta época uma vitória num jogo que me deixou satisfeito. Parabéns a toda a equipa pelo esforço, garra e dignificação da camisola que envergam. São exibições e resultados destes que fazem os adeptos ir ao estádio. Para além de todo o esforço da equipa em conseguir a qualificação, ontem o Benfica teve também a sorte do seu lado. Conseguimos não sofrer as muitas oportunidades que os dinamarqueses tiveram e marcar um golo numa altura crucial do jogo que serenou a equipa e enervou os visitados.
Camacho injectou animo no plantel e constrói a equipa com misto de experiência e muita juventude. Di Maria fez a estreia e promete bastante. Miguel Vitor voltou a demonstrar qualidade e serenidade. Petit foi um colosso e até Nuno Gomes fez uma boa 1ª parte.
A equipa conseguiu vencer os 2 jogos da eliminatória e arrecadar mais pontos para Portugal e para o próprio ranking por equipas.
Estamos na Champions o que já significa um encaixe financeiramente positivo. Vamos aguardar hoje pelo sorteio e observar quais os 3 clubes que formarão connosco um dos grupos da liga milionária e depois tentar arrecadar a maior nº de pontos possíveis que dão milhões e que podem dar uma possível passagem aos 1/8 de final.
Uma nota muito positiva para a actuação do árbitro holandês Eric Braamhaar que ajuizou a maior parte dos lances com muita precisão. Uma nota muito negativa para o relvado do Copenhaga e também para a UEFA que normalmente tão rigorosa com as condições do estádios permite que na competição rainha de clubes se realizem jogos naquelas condições.

Análise individual:
Quim - defendeu tudo o que pode, algumas até apenas por instinto. Tem dado muita segurança à conturbada defesa.
Nélson - estava a fazer um dos melhores jogos que lhe tenho visto ultimamente. Muito bem na defesa e a conseguir transpor a bola para o ataque. Pena a lesão que esperamos que não seja grave.
Miguel Vitor - o puto no 2º jogo a sénior que faz logo com uma estreia fora de casa na Liga dos Campeões. Demonstra ter muita qualidade e serenidade. Mais não podia fazer perante os gigantes dinamarqueses.
Katsouranis - o grego para além do importantíssimo golo foi muitas vezes um dos maiores bloqueios no jogo aéreo dinamarquês. Este já é o Kat da 1ª metade da época anterior.
Leo - o lateral esquerdo esteve um pouco mais discreto nas operações defensivas muito devido à tendência pelo jogo mais aéreo mas esteve muito bem nas acções ofensivas.
Petit - foi um gigante em campo. Excelente a defender, cortar, distribuir, etc... Um verdadeiro bombeiro que bloqueou uma grande parte das acções ofensivas cortando mesmo algumas bolas de cabeça até dentro da área. Para mim, o melhor em campo.
Rui Costa - o maestro vestiu o fato-macaco e foi mais um operário no jogo de ontem na ajuda aos companheiros do meio campo na 1ª linha defensiva da equipa. Segurou muito bem a bola e conseguiu por várias vezes fazer a transposição para o ataque. Mais não fez muito pela culpa do péssimo estado do relvado.
Luís Filipe - o ex-bracarense mais uma vez não teve uma exibição conseguida, quer a extremo quer quando recuou para o lugar do lesionado Nélson. Apesar de tudo melhorou ligeiramente nessa troca.
Di Maria - o jovem campeão do Mundo sub-20 Argentino fez a estreia pela equipa e deliciou os adeptos benfiquistas com um pé esquerdo magnífico. Ainda se aguarda muito mais do jovem, pois ainda está em fase de recuperação de forma após a lesão e em ambientação a uma nova realidade do futebol europeu. Promete...
Nuno Gomes - o avançado português fez a melhor exibição da temporada. Consegui distribuir, segurar e até mesmo assistir Katsouranis no golo e ainda teve um remate perigoso defendido para canto pelo guardião dinamarquês. Na 2ª parte caiu de produção, justificando a substituição mais cedo.
O.Cardozo – o avançado paraguaio ainda não atingiu a forma necessária e adaptação que se espera e irá com certeza demonstrar. Apesar de tudo foi um elemento fundamental ontem na ajuda defensiva tirando mesmo uma bola em cima do risco.
Nuno Assis – entrou no início da 2ª parte por troca com o lesionado Nélson. Colocou-se do lado direito na posição que ocupava Luís Filipe que recuou.
Romeu Ribeiro – o jovem médio foi mais uma vez a 1ª aposta do banco de Camacho. O jogador entrou para ajudar na luta de meio campo e cumpriu.
Bergessio – o avançado argentino entrou apenas para queimar tempo.

Camacho – o treinador espanhol conseguiu incentivar e construir uma estratégia que permitiu que a equipa siga em frente para a fase de grupos num jogo vital para a época do clube. Aos poucos as “estratégias” que restam do antigo treinador vão se dissipando e uma filosofia muito mais objectiva vai tomando conta das mentalidades dos jogadores e principalmente a garra que sempre caracterizou as equipas de Camacho. Assim, sim…

Video do jogo by: VideosAVDA

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estou curioso para ver o que vai acontecer ao Miguel Vítor. O miúdo tem estado bem e espero que agora não o metam num canto até ao final da época. O Santos faria isso, tenho a esperança que o Camacho não.
Ah, e eu costumo criticar o Rui Costa, mas tenho de reconhecer que esteve muito bem. Sacrificou-se pela equipa. Grande jogo. Tal como o Petit.

3:25 da tarde, setembro 01, 2007  

Enviar um comentário

<< Home