segunda-feira, outubro 30, 2006

Petit, o Pitbull Blockbuster

Petit - o centro campista do Benfica é um dos actuais jogadores do núcleo duro da equipa e dos que está há mais tempo no clube, sendo um dos sub-capitães. Petit ingressou no Benfica na época 2002/03 vindo do Boavista onde tinha sido campeão. Petit é um jogador duro e viril apelidado muitas vezes pelos adversários como "sarrafeiro ou caceteiro", mas no Benfica é um símbolo de raça e sacrifício pela camisola encarnada, dando tudo o que tem mesmo em momentos de inferioridade física, contudo, por vezes excede-se e acaba por ser punido várias vezes disciplinarmente pelas entradas violentas que comete. Essa fama tanto positiva como negativa lhe trouxe a alcunha de Pitbull. Petit tem sido nestes últimos anos uma peça chave nos planteis da equipa, actuando como médio defensivo, é nele que começa o jogo ofensivo do Benfica fazendo a transposição da equipa da defesa para o ataque.
Petit caracteriza-se também pelo remate forte que possui, apesar de na minha opinião ter muita falta de pontaria, pois marca poucos golos se olharmos para o nº de tentativas que detém. Apesar de tudo, por vezes consegue alguns golos de belo efeito em remates fortes fora da área. Petit tem sido também um habitue na selecção nacional tanto a titular como a suplente utilizado rodando com o colega Costinha, onde já consegui marcar por 4 vezes, destacando-se os 2 golos que marcou na goleada à Rússia em Alvalade por 7-1 em remates fortes na marcação de livres directos.
Apesar da sua virilidade e atitude dura, é ao mesmo tempo um jogador divertido e um dos responsáveis pelos momentos de boa disposição e partidas aos companheiros tanto no clube como na selecção trazendo assim o companheirismo e alegria ao grupo de trabalho.
Ao que parece, segundo imagens à partida para Évora para o estágio da selecção nacional antes do último Mundial, o nº 6 do Benfica é um dos principais responsáveis pelo entretenimento nos estágios, dada a quantidade de filmes que possui pirateados e bastante recentes. Se Scolari tivesse convocado o Quaresma talvez tivessem montado uma barraquinha na Alemanha e feito alguns bons negócios.

Armando Petit